Os sistemas operacionais usam cifragem para manter as senhas em segredo, ocultar partes do sistema e garantir que as atualizações de software sejam realmente do fabricante do sistema. Alegadamente, por volta de 1970, James H. Ellis havia concebido os princípios da criptografia de chave assimétrica. A publicação de Diffie e Hellman desencadeou esforços acadêmicos generalizados para encontrar um sistema prático de criptografia de chave pública.
- Neste tipo de criptografia é utilizada uma única chave clave para criptografar e descriptografar informações.
- Em vez disso, resolvemos o problema de trocas de chaves usando criptografia de chave pública.
- Criado na IBM, o Data Encryption Standard (DES) foi um dos primeiros algoritmos criptográficos desenvolvidos.
- Em 1996, trinta e nove países assinaram o Acordo de Wassenaar, um tratado de controle de armas que lida com a exportação de armas e tecnologias de "uso duplo", como criptografia.
- Enquanto a criptoanálise pura usa fraquezas nos próprios algoritmos, outros ataques a sistemas de criptografia são baseados no uso real dos algoritmos em dispositivos reais e são chamados de ataques de canal lateral.
Como é impossível observar um estado quântico sem que ele seja alterado, qualquer termos e condições tentativa de acessar secretamente dados codificados quânticos seria imediatamente identificada. Como os generais de César conheciam a chave, eles poderiam decifrar a mensagem simplesmente revertendo a transposição. Dessa forma, os criptossistemas simétricos exigem que cada parte tenha acesso à chave secreta antes de criptografar, enviar e descriptografar qualquer informação. No Reino Unido, a Lei de Regulamentação dos Poderes Investigativos dá à polícia do Reino Unido poderes para forçar suspeitos a decifrar arquivos ou entregar senhas que protegem chaves de cifragem. O não cumprimento é uma infração por si só, punível por condenação com uma pena de prisão de dois anos ou até cinco anos em casos envolvendo segurança nacional.
ADVERTISEMENT

SCROLL TO RESUME CONTENT
Pilares da criptografia: tipos e princípios
Isso porque suas chaves de 56 bits são muito curtas e, portanto, fáceis de serem decifradas por um computador moderno. Criado na IBM, o Data Encryption Standard (DES) foi um dos primeiros algoritmos criptográficos desenvolvidos. Apesar das chaves mais longas serem mais seguras, os algoritmos também cumprem um papel importante no seu nível de segurança. A criptografia quântica apresenta diversas vantagens sobre a criptografia tradicional, uma vez que não se baseia em equações matemáticas que possam ser potencialmente resolvidas para proteger os dados criptografados. Depois que essa chave é compartilhada, ela pode ser usada para criptografar e descriptografar outras mensagens de uma forma que quase não tem risco de ser comprometida. Grande parte do trabalho teórico em criptografia diz respeito a primitivas criptográficas — algoritmos com propriedades criptográficas básicas — e sua relação com outros problemas criptográficos.
Hoje, organizações como o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA (NIST) continuam desenvolvendo padrões criptográficos para a segurança de dados. Em outras palavras, a criptografia obscurece as comunicações, de forma que partes não autorizadas não possam acessá-las. Outro exemplo do envolvimento da NSA foi o caso do chip Clipper de 1993, um microchip de criptografia destinado a fazer parte da iniciativa de controle de criptografia Capstone.
Funções Hash
Em sistemas de criptografia de chave pública, a chave pública pode ser distribuída livremente, enquanto sua chave privada pareada deve permanecer secreta. Em um sistema de cifragem de chave pública, a chave pública é usada para cifragem, enquanto a chave privada ou secreta é usada para decifragem. Um sistema de chave pública é construído de forma que o cálculo de uma chave (a "chave privada") é computacionalmente inviável a partir da outra (a "chave pública"), mesmo que elas sejam necessariamente relacionadas. O historiador David Kahn descreveu a criptografia de chave pública como "o conceito novo mais revolucionário no campo desde que a substituição polialfabética surgiu no Renascimento".
O que é um código de autenticação de mensagens?
Desde então, a criptografia se tornou uma ferramenta amplamente usada em comunicações, redes de computadores e segurança de computadores em geral. A inovação de Alberti foi usar diferentes cifras (ou seja, alfabetos de substituição) para várias partes de uma mensagem (talvez para cada letra de texto simples sucessiva no limite). Na cifra de Vigenère, uma cifra polialfabética, a cifragem usa uma palavra-chave, que controla a substituição de letras dependendo de qual letra da palavra-chave é usada.
Usos comuns da criptografia
No Kautiliyam, as substituições de letras da cifra são baseadas em relações fonéticas, como vogais se tornando consoantes.
Avanços teóricos (por exemplo, melhorias em algoritmos de fatoração de inteiros) e tecnologia de computação mais rápida exigem que esses designs sejam continuamente reavaliados e, se necessário, adaptados. ECC é um algoritmo de criptografia assimétrica que oferece segurança forte com comprimentos de chave mais curtos em comparação com RSA. Ele aproveita as propriedades das curvas elípticas em campos finitos, proporcionando segurança com sobrecarga computacional significativamente reduzida.
A codificação via chave simétrica é ideal em casos em que a prioridade é a velocidade e não a adição de uma camada extra de segurança. As diferenças entre as opções de SSL refletem apenas o número de domínios que elas são capazes de proteger e o nível de validação de cada uma. As soluções de criptografia de dados disponíveis no mercado podem utilizar uma ou múltiplas chaves secretas.











